Advogado de defesa criminal em Porto Alegre

A atuação do advogado de defesa durante o inquérito policial é de extrema importância, pois esse profissional será o responsável por se certificar de que o julgamento do réu ocorrerá de forma legítima.

Na fase judicial, momento em que a denúncia é ofertada contra o acusado, cabe ao advogado criminalista abordar todas as teses defensivas e instruir o cliente para não haver contradições na sua defesa.

Se você sofreu uma acusação, não perca tempo. Contrate um especialista em defesa criminal para te acompanhar em todos os atos do processo, até a declaração da sentença.

Qual é o papel de um advogado de defesa?

Seja para lidar com casos criminais ou civis, um advogado de defesa protege os interesses de seus clientes, quando estes estão sendo acusados de uma contravenção ou crime. Ao serem levados a um tribunal como réus, indivíduos e empresas arriscam ter uma sentença contra eles. Nos dois casos, é trabalho de um advogado de defesa representá-los.

Motivos para contratar um advogado especializado em defesa criminal

Domínio das teses defensivas

Uma defesa não é feita apenas com a apresentação das provas, as teses usadas são essenciais para definir a sentença final.

Apoio contra injustiças

Ter um especialista por perto é primordial para que o andamento do processo ocorra de forma justa, já que ele é capaz de reconhecer as possíveis arbitrariedades que ocorram.

Redução dos riscos de condenação

Com a realização de inquéritos, apresentação de provas, colheita de depoimentos, entre outras funções do advogado criminalista, a probabilidade do réu ser inocentado é maior.

Quais são as funções de um advogado durante a defesa criminal?

Uma defesa requer um conhecimento técnico e estratégico. Entre as principais atribuições de um advogado durante esse processo, estão:

  • Prestar aconselhamento;
  • Ajudar os clientes a entender as suas opções legais;
  • Realizar pesquisas e preparar documentos;
  • Garantir que os clientes recebam as melhores e mais econômicas soluções jurídicas;
  • Fazer perícias;
  • Requerer a oitiva de testemunhas;
  • Acompanhar o interrogatório do acusado;
  • Buscar provas para melhor elucidação dos fatos.

Perguntas Frequentes

De acordo com o artigo 5º, inciso LV, da Constituição Federal, ambas as partes de um processo litigioso, assim como qualquer pessoa acusada formalmente, têm direito à ampla defesa.

Sim. Toda pessoa que sofrer uma acusação deve buscar um advogado para se defender do crime e ser judicialmente inocentada.

O advogado deve ser contatado o mais cedo possível em um processo criminal. Se você suspeita que foi apresentado um boletim de ocorrência contra você, já pode procurar um profissional para se preparar para prestar as declarações. Mesmo quem já passou dessa fase, deve contratar um advogado para conduzir o resto do processo.

Mesmo se a sentença não for favorável, ainda cabe ao criminalista apresentar recursos criminais para tentar absolver o cliente ou diminuir a sua pena.

O preço do serviço de defesa depende da complexidade do trabalho que será realizado, assim como do tempo que será despendido para completá-lo. Furtos ou infrações de trânsito, por exemplo, não são tão complicados quanto um crime de tráfico de drogas. Por essa razão, podem ser menos onerosos. Para conhecer os honorários relativos ao seu caso, entre em contato com um advogado criminalista.