Serviços CRIMINAis

Advogado Criminal - Áreas de atuação

Ter um advogado criminalista trabalhando em seu caso desde o início, pode ajudar a minimizar o risco de uma condenação criminal. 

Nosso escritório surgiu com o objetivo de alinhar uma atuação sólida e com experiência na defesa de nossos clientes.

Contravenção e crime

delitos de drogas

Advogado criminal em Porto Alegre

Antes de contratar um advogado criminal, é necessário entender como esse profissional atua e tudo que engloba a sua profissão. A seguir, entenda melhor sobre advocacia criminal e como ela pode te beneficiar.

O que é advocacia criminal?

A advocacia criminal é a área que defende clientes que cometeram ou estão sendo acusados de algum tipo de crime. Eles que podem ser inocentes ou culpados e o advogado criminalista desenvolve uma defesa justa e dentro da lei para esse acusado, independentemente do crime que cometeu ou pelo qual está sendo julgado.

Qual é a formação do advogado criminal?

O advogado criminal deve ser graduado em Direito em uma instituição devidamente reconhecida pelo MEC. A duração do curso é de até 5 anos, sendo possível conhecer diversas áreas.

Pode-se fazer um estágio com profissionais da área para ter contato com processos e seus ritos. Quando se formar, o profissional terá que realizar o exame da OAB para que possa atuar como advogado.

O que é Direito Penal?

O Direito Penal é uma área do Direito Público que regula o poder punitivo do Estado, sendo que as consequências para os delitos cometidos geralmente são as penas. 

Essa área é responsável por definir quais as condutas que são indesejadas, graves ou reprovadas socialmente, colocando em risco, assim, a convivência em sociedade. Também são definidas e estabelecidas as penas que devem ser cumpridas, de acordo com os princípios constitucionais.

Que crimes abrangem o Direito Penal?

Essa área abrange diversos tipos de crimes, geralmente os mais conhecidos por toda a população, como: sequestro, roubo, estupro, pedofilia, assassinato, crimes contra a propriedade industrial, contra a ordem tributária e previdenciária e crimes digitais, entre muitos outros.

O que são os crimes contra a vida?

Sãos os crimes que fazem parte do Código Penal na categoria de crimes contra a vida:

  • homicídio simples;
  • homicídio privilegiado, homicídio qualificado;
  • homicídio culposo;
  • induzimento ao auxílio ao suicídio;
  • infanticídio;
  • aborto;
  • lesões corporais leve, grave, gravíssima e até mesmo seguida de morte.

Como contratar um advogado criminal?

Para contratar um advogado criminal, é indicado pesquisar sobre os melhores profissionais. Busque um especialista na área em Porto Alegre (RS), como o Dr. Gabriel Henrique Braga, devidamente qualificado e com um bom histórico de atuação em causas do tipo.

A contratação consiste em contatá-lo pelo site ou ir até o escritório, explicar a causa e acertar os honorários para posterior assinatura do contrato.

Qual o valor de um advogado criminalista?

Costumo dizer que existe preço e valor. O preço pode ser orçado facilmente pelo cliente.

Quanto ao valor, o cliente precisa entender o serviço que será efetivamente prestado. Ter um advogado criminalista debruçado no seu caso pode fazer a diferença no resultado pretendido. Um olhar clínico nos entendimentos dos Tribunais, atualização constante e experiência são fatores agregam valor ao trabalho do Advogado criminal. Isso não tem preço. O cliente só ganha ao ter um profissional experiente e qualificado atuando no seu processo.

Quanto custa uma consulta com um advogado criminalista?

A tabela da OAB traz o valor da consulta com o advogado criminalista.

O valor dependerá se a consulta será realizada no escritório do advogado, na residência do cliente ou no presídio. Esse filtro é feito logo no primeiro contato.

Lesões corporais dão cadeia?

Sim, crimes de lesão corporal dão cadeira com penas que podem chegar até 12 anos de prisão. São caracterizados por qualquer ação de uma pessoa contra outra que cause prejuízo à integridade corporal ou à saúde da vítima.

Por ser um crime material, a vítima precisa passar por exame de corpo e delito para comprová-lo e, assim, levar o culpado para o cumprimento da pena.

Quantos anos alguém fica preso?

O tempo que alguém fica atrás das grades varia de acordo com o crime, a sua gravidade e o que causou para outras pessoas. Há casos que englobam uma pena menor e outros maior. Pode-se ficar detido por algumas horas como chegar à condenação de até 40 anos de prisão no Brasil.

Qual a diferença de prisão e detenção?

A detenção é aplicada em casos de condenação mais leves e não admite regime inicial fechado, somente semiaberto ou aberto. Geralmente, quem pega uma detenção deve cumpri-la em colônias agrícolas ou industriais. Já a prisão é aplicada no caso de infrações penais de menor lesividade e também só admite o regime semiaberto ou aberto.

Quais são os crimes cibernéticos?

Os crimes cibernéticos são os que têm como alvo ou utilizam de um computador ou de um dispositivo conectado à rede. Exemplos de crimes cibernéticos:

  • roubo e venda de dados corporativos;
  • fraude por e-mail e pela internet;
  • espionagem cibernética;
  • fraude de identidades quando ocorre o roubo de informações pessoais, entre outros.
Fechar Menu
Precisa de ajuda?